Ato de ocupação da ANP em novembro de 2007, contra a Nona Rodada de Licitação dos blocos petrolíferos brasileiros

No dia 27 de novembro de 2007,  cerca de 300 militantes do MST, CUT, FUP, Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo, Sindipetro PR/SC, Sindipetro-RJ, Sindipetro Caxias, Sindipetro SE/AL, Frente Internacionalista dos Sem-Teto, Movimento Nacional de Luta por Moradia, dentre outras entidades e partidos políticos, ocuparam por doze horas seguidas a sede da  Agência Nacional de Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro. A ocupação foi encerrada somente após audiência com o diretor geral da ANP, Haroldo Lima, quando os líderes da ocupação, entre eles o coordenador da FUP, Hélio Seidel, e o membro da Executiva Nacional da CUT, o petroleiro Antônio Carlos Spis, lhe entregaram o manifesto que as entidades, personalidades e trabalhadores apresentaram ao presidente Lula e seus ministros, cobrando a suspensão dos leilões de petróleo e gás e a revogação da atual Lei do Petróleo.

As entidades lançaram o Fórum Permanente de Luta contra os leilões de petróleo e agendaram uma nova reunião com Haroldo Lima para apresentar as propostas dos trabalhadores e dos movimentos sociais. O objetivo do Fórum é garantir que “os recursos minerais do Brasil sejam priorizados para amenizar o grande custo social do desemprego e da exclusão social, para o aumento de nossas reservas energéticas e para melhorar a vida de nosso povo, mas não para aumentar a exportação, reduzir a crise energética dos Estados Unidos e demais países do chamado “Primeiro Mundo”, nem garantir o lucro das multinacionais do petróleo”, conforme relatam no documento divulgado ao final da ocupação. 

A 9ª Rodada de Licitações, que a Agência Nacional de Petróleo realizou nos dias 27 e 28 de novembro de 2007,  leilou mais 119 blocos de exploração de petróleo e gás das bacias sedimentares do Brasil. Foi posta à venda uma área superior a 73 mil quilômetros quadrados, que atraiu para o leilão 67 empresas, 35 delas multinacionais, que disputaram áreas de exploração de petróleo de elevado potencial. O setor privado sofreu um signficativo baque nesta rodada de licitação após a decisão do governo federal, que retirou do prego 41 blocos da Bacia de Santos que tinham interface com o mega Campo de Tupi que a Petrobrás descobriu na região.

Veja a íntegra do documento divulgado pela FUP, CUT, MST e demais entidades que realizaram a ocupação da sede da ANP, no dia 27 de novembro de 2007, em protesto contra os leilões de petróleo e gás:

 

CONTRA A 9ª RODADA DE LEILÕES DE PETRÓLEO
DO GOVERNO LULA E ANP 
OCUPAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO EXIGE O FIM DOS LEILÕES E A DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL E POPULAR

PELA NACIONALIZAÇÃO DO PETRÓLEO E GÁS!


No dia 08 de novembro de 2007, o governo Lula anunciou a descoberta de mais um campo de reservas de petróleo e gás na costa litorânea santista.  Com esta nova descoberta o Brasil deixa o 17º lugar na produção mundial de hidrocarbonetos e poderá passar para o 12º lugar.  Nossas reservas podem superar os 20 bilhões de barris. Exigimos que os recursos minerais do Brasil sejam priorizados para amenizar o grande custo social do desemprego e da exclusão social, para o aumento de nossas reservas energéticas e para melhorar a vida de nosso povo, mas não para aumentar a exportação, reduzir a crise energética dos Estados Unidos e demais países do chamado “Primeiro Mundo”, nem garantir o lucro das multinacionais do petróleo.

Lula, assim como FHC, segue entregando nossas riquezas naturais ao capital internacional.  Só a Petrobras, empresa construída com o dinheiro do povo brasileiro, pode garantir este tipo de descoberta.  As empresas multinacionais jamais arriscariam tal investimento, mas pretendem garantir seus lucros a partir do nosso dinheiro e nosso investimento em pesquisa e profissionais qualificados.

A crise energética que estava prevista para 2010 já chegou.  O preço do barril de petróleo já está próximo dos 100 dólares na bolsa de Nova Iorque, uma vez que as reservas mundiais se esgotam pelo crescente consumo dos Estados Unidos e da China.  As nossas reservas poderiam garantir não só a nossa soberania, mas também o nosso consumo interno a preços reduzidos.  Porém, hoje o governo Lula não só mantém a Lei do Petróleo de FHC que acabou com o monopólio estatal na extração e exploração, mas também está leiloando mais 271 campos de petróleo e gás.  A 9ª Rodada de Licitação, que ocorre no Rio de Janeiro, está entregando às multinacionais as nossas riquezas e o nosso futuro.

Por tudo isso, ocupamos a Agência Nacional de Petróleo para exigir do governo:

A revogação da Lei do Petróleo, instituída por FHC em 1997;

A entrega em mãos do Sr. Haroldo Lima, Diretor Geral da ANP, do Manifesto das entidades, dos trabalhadores e do povo exigindo o fim do Leilão;

Nacionalização do Petróleo e gás;

Soberania Já;

Em defesa de nossas riquezas naturais!

A vitoriosa ocupação foi realizada por: CONLUTAS, MST, FUP, FNP, CUT, Frente Internacionalista dos Trabalhadores Sem-Teto, SINDIPETRO SE/AL, SINDIPETRO RJ, SINDIPETRO Unificado SP. SINDIPETRO PR/SC, PSTU, PCB, Sindipetro Caxias, PSOL, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Federação Anarquista/RJ SINTTEL/RJ, Sindijustiça, Sindicato dos Vigilantes/RJ e PDT.

O movimento contou com o apoio dos Deputados Estaduais Paulo Ramos (PDT/RJ) e Marcelo Freixo (PSOL/RJ).

Convocamos toda a sociedade para se somar nessa luta pelo fim dos leilões do petróleo e gás, pela construção do novo marco regulatório com o objetivo de que essas riquezas energéticas sejam utilizadas em benefício do povo brasileiro!

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2007

 


..::Federação Única dos Petroleiros::..

Home

Abaixo assinado para o projeto de lei de iniciativa popular que garanta o controle estatal e social do petróleo
O debate do marco regulatório - apresentação do Dieese no Conselho Deliberativo da FUP (25/08/2008)
O pré-sal é nosso! - apresentação da assessoria jurídica da FUP no Conselho Deliberativo (25/08/2008)
Nota técnica do Dieese sobre o pré-sal e o marco regulatório
Ato de ocupação da ANP em novembro de 2007, contra a Nona Rodada de Licitação dos blocos petrolíferos brasileiros
Veja as fotos da manifestação da FUP contra leiloes de Petróleo
Carta ao Presidente Lula - novembro de 2007
Para além da auto-suficiência - artigo do coordenador da FUP, Hélio Seidel
Informe FUP - 28.11.2007
Informe FUP - 27.11.2007
Informe FUP - 21.11.2007
Informe FUP - 13.11.2007

O petróleo é do Brasil. Em defesa das nossas reservas e pela suspensão dos leilões da ANP

A geopolítica mundial do petróleo
Carta da FUP encaminhada ao Presidente Lula em outubro de 2005
Informe FUP - 10.10.2005
Informe FUP- 14.10.2005
Informe FUP - 17.10.2005
Reportagem Agência Carta Maior - 18.10.2005
Carta da FUP encaminhada ao Presidente Lula em agosto de 2004
Convocação para o ato nacional contra a 6ª Rodada
Informe FUP 17.08.2005