Topo

 


Após mais de uma década de luta, chegou finalmente o momento de implementarmos as mudanças que tanto reivindicamos em relação à Petros. Temos a possibilidade histórica de sanearmos o Plano Petros, corrigindo erros do passado que comprometem a saúde financeira do nosso fundo de pensão e, conseqüentemente, a segurança das aposentadorias de milhares de trabalhadores.
   Negociamos com sucesso um acordo que envolve o maior passivo financeiro da história do movimento sindical petroleiro. A Petrobrás se dispõe a quitar dívidas
 
com o Plano Petros que representam ativos equivalentes ao valor de três refinarias ou de quatro plataformas da dimensão da P-51.
   Esse acordo também garante outra reivindicação histórica da categoria: a gestão da Petros. Além de sanearmos o Plano Petros e garantirmos o atendimento de nossos principais pleitos, temos a chance de elegermos metade da diretoria da Petros e implementarmos um Comitê Gestor Paritário para os nossos planos de previdência.
   Foram anos de mobilizações, cobranças e intervenções políticas em busca de uma solução negociada para as pendências da Petros. A FUP jamais sucumbiu ao compromisso assumido com a categoria de conquistar
 
essa bandeira. Por mais difícil, desgastante e algumas vezes desanimador que tenha sido o longo e árduo processo de negociação com a Petrobrás.
   Cumprimos, como devíamos, o nosso papel de representantes e interlocutores dos trabalhadores na mesa de negociação. A decisão final cabe agora aos participantes da Petros. Esse é um acordo que deve ser respaldado individualmente por cada um de vocês, mas o efeito dessa decisão será coletivo. A Petrobrás quer adesão maciça dos participantes à repactuação do Regulamento do Plano Petros
   Se a grande maioria concordar com o que foi negociado entre a FUP e a Petrobrás, fecharemos o maior acordo já feito no sistema de previdência complementar brasileiro. Caso contrário, voltamos à estaca zero, com todas as pendências e
 
problemas que temos em relação à Petros.
   É, portanto, com muita responsabilidade e convicção, que a Federação Única dos Petroleiros assegura a cada um dos participantes e assistidos, que esse é um acordo vitorioso, que resolverá da melhor forma possível nossas principais pendências em relação à Petros. Esse boletim especial e todos os demais materiais de informação que produziremos têm por objetivo informar, esclarecer e tranqüilizar os participantes sobre o acordo construído pela FUP, o qual estaremos também debatendo e defendendo nos fóruns da categoria.
   Não podemos ainda esquecer que, nos próximos 60 dias, terminada a repactuação, outra tarefa importante nos espera: debater o Plano Petros 2 que será oferecido exclusivamente aos trabalhadores da ativa.

A hora, portanto, é agora. Cada petroleiro tem nas mãos a responsabilidade de concluir esse processo que tanta luta consumiu da nossa categoria.


Direção colegiada da FUP

 

 

 

 

 

 
16
ESPECIAL PETROS