Sistema Petrobrás

FUP apresenta à Petrobrás deliberações tiradas no Seminário Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Empresas Subsidiárias do Sistema Petrobrás

Documento representa a participação e as contribuições do movimento sindical petroleiro, da FUP e seus sindicatos, para ser utilizado na construção do planejamento estratégico 25/29 da companhia, reforçando a importância de uma maior integração das empresas do Sistema Petrobrás.

Diretores da FUP estiveram presentes hoje, 10/05, em reunião com os presidentes e demais representantes das subsidiárias do Sistema Petrobrás, além do gabinete da presidência, para apresentar carta de encaminhamentos para que a categoria avance nas lutas pela integração do Sistema e unificação dos direitos. As propostas (leia documento abaixo) apresentadas hoje estão baseadas num objetivo central que é o fortalecimento da estatal, partindo de um olhar estratégico sobre as subsidiárias. Já que a reconstrução do Sistema Petrobrás é fundamental, diante de todo o desmonte ocorrido nos últimos anos.

O documento foi resultado do primeiro Seminário Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Empresas Subsidiárias do Sistema Petrob

rás realizado no último dia três que reuniu mais de 30 petroleiras e petroleiros de diversos terminais da Transpetro, das usinas da PBio (Candeia/BA, Montes Claros/MG e Quixadá/CE), da Termobahia e da TBG, além de empregados do setor de fertilizantes, da FAFEN de Três Lagoas, e de ex-empregados da Araucária Nitrogenados, que estão em processo final de negociação para retorno à empresa, a partir da reabertura da Fafen Paraná.

Em sua fala de abertura, Deyvid

Bacelar, coordenador geral da FUP destacou a importância do documento apresentado hoje, contextualizando a história de luta intensificada nos últimos anos, além de tudo o que a categoria e seus representantes ajudaram a construir para que o programa do atual governo federal conseguisse sanar os problemas causados pela destruição do governo passado. “A FUP participou da transição do governo de forma especial no capítulo da energia, traçou diagnóstico do que precisava ser feito e agora, depois de um ano e quatro meses, o balanço feito traz a compreensão de que é preciso avançar no cumprimento mais ágil desse programa de governo.” afirmou.

Carta da FUP aos presidentes das empresas do Sistema Petrobrás- 10 de maio de 2024 (1)