4 anos de luta

FUP e Petrobrás aceleram negociação para retorno dos trabalhadores da Fafen PR

Objetivo é chegar a um acordo até o dia 26 de abril para que seja chancelado na próxima audiência de conciliação no TST, que está prevista para acontecer no início de maio

[Da imprensa da FUP]

Após quatro longos anos de espera, os trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) estão cada vez mais próximos de recuperarem seus empregos de volta. Logo após a diretoria da Petrobrás aprovar as primeiras medidas para retirar a fábrica do processo de hibernação, dirigentes e assessores da FUP e do Sindiquímica Paraná se reuniram nesta quinta-feira, 18, com representantes da empresa e da Araucária Nitrogenados (ANSA) para avançar nas negociações sobre o modelo de recontratação dos trabalhadores.

Em fato relevante divulgado ontem à noite, a Petrobrás informa que a diretoria aprovou por unanimidade “a negociação com ex-empregados, e junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos termos da contratação; e o início dos trâmites para contratação de serviços de manutenção e materiais críticos relativos à retomada da planta industrial”.

Leia também: Petrobrás bate o martelo e decide reabrir a Fafen-PR

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Paraná, o Sindiquímica ingressou em 2020 com uma Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho, reivindicando dano moral coletivo pelas arbitrariedades cometidas pela ANSA, subsidiária da Petrobrás, durante a demissão em massa dos trabalhadores da Fafen-PR.

Leia também: FUP cobra urgência da Petrobrás na reabertura da Fafen-PR

Em audiências de conciliação no TST, as partes vêm discutindo um acordo para recontratação dos petroquímicos, como reparação às injustiças cometidas e devido ao elevado grau de experiência e conhecimento que eles têm da planta. Parecer técnico apresentado pelo Sindiquímica e acolhido pela Justiça do Trabalho reforça que esta seria a melhor forma de garantir a segurança de todo o processo de retomada da fábrica de fertilizantes, desde a desibernação até a entrada em operação.

Na reunião desta quinta, os dirigentes sindicais da FUP e do Sindiquímica PR e representantes da Petrobrás e da ANSA avançaram no processo de negociação sobre o modelo de contratação que será apresentado ao TST. O objetivo é chegar a um acordo até o dia 26 de abril para que seja chancelado na próxima audiência de conciliação, que está prevista para acontecer no início de maio.

Leia também:

» Petrobrás mantém fábrica de fertilizantes fechada mesmo com aumento da demanda de insumos pela agricultura

» 4 anos sem a Fafen-PR: histórias de luta, superação e esperança