Dieese

Há 59 anos, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) vem desempenhando o papel para o qual foi criado pelo Movimento Sindical: desenvolver atividades de pesquisa, assessoria e educação nos temas relacionados ao mundo do trabalho e que se ajustam aos desafios que a realidade apresenta para a organização dos trabalhadores brasileiros.

Ao longo desse tempo, a instituição consolidou-se pela sua eficiência e credibilidade, tornando-se uma fonte de dados, informações e análises confiáveis para os trabalhadores, suas as entidades sindicais e para a sociedade.

O Diesse é uma entidade civil sem fins lucrativos, mantida e dirigida pelas entidades sindicais, tendo como objetivo principal atender às suas principais demandas, nos diferentes campos que permeiam a atividade sindical.

Com esse espírito, a Subseção Dieese na Federação Única dos Petroleiros (FUP) está estruturada através dos projetos nacionais do Diesse e se relaciona diretamente ao Escritório Regional do Rio de Janeiro, o que proporciona um amplo acesso a informações, pesquisas e demais iniciativas no âmbito das questões relacionadas ao mundo do trabalho.

A FUP sempre contou com a assessoria direta do DIEESE em suas negociações com a Petrobrás e demais empresas do setor petróleo, assim como nas interlocuções com o governo federal e com a sociedade nos temas da indústria nacional de petróleo e gás. Em julho de 1992, foi criada a subseção do Diesse, ainda no Comando Nacional dos Petroleiros, grupo que passaria a constituir a FUP, a partir de junho de 1993, no II Congresso Nacional dos Trabalhadores do Sistema Petrobrás. Hoje, o técnico responsável pela subseção é o economista Cloviomar Cararine.

www.dieese.org.br