VII CONFUP

INTRODUÇÃO VII CONFUP

Com participação de 282 delegados, o sétimo Congresso Nacional dos petroleiros foi realizado em Porto Alegre, entre os dias 29/06 e 01/07/2001, sob o tema Privatizar faz mal ao Brasil. Uma das principais resoluções deste CONFUP foi o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2002. Para os petroleiros, o fortalecimento da Petrobrás como empresa estatal deve estar inserido na construção de um novo projeto político para o país. O que só será viabilizado com um governo popular e democrático, comprometido com os interesses da classe trabalhadora.

Os delegados presentes ao VII CONFUP também discutiram as principais questões relacionadas a segurança, jornada de trabalho, terceirização, Petros e ALCA. O enfoque dos debates esteve sempre relacionado ao processo de privatização da Petrobrás e suas conseqüências para os trabalhadores, como flexibilização e extinção de direitos, acidentes, perdas salariais, precarização das condições de trabalho, ataque à organização sindical, entre outras mazelas.

O Congresso definiu também um plano de lutas com manifestações de solidariedade às viúvas dos petroleiros mortos na P-36, mobilizações contra a ALCA e atos contra a privatização da Petrobrás e em defesa da FAFEN-SE e da FAFEN-BA, além de uma semana de mobilizações pela campanha reivindicatória. Em relação à Petros, os delegados do VII CONFUP aprovaram a realização de uma campanha nacional em defesa dos participantes com o tema Não à migração e sim à conquista da gestão. O Congresso foi encerrado com um emocionante ato político na porta da REFAP em defesa da refinaria e contra a privatização da Petrobrás.

RELATÓRIO VII CONFUP