XVI CONFUP

NOTÍCIAS XVI CONFUP

Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2014, a FUP realiza em Natal (RN) o seu 16º Congresso Nacional, que marcará os 21 anos de existência da entidade. O evento deve reunir cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias. Com o tema “FUP, 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores”, o Congresso debaterá as atuais conjunturas política e econômica do país, reivindicações que permearão a campanha salarial da categoria, agendas de luta e também elegerá a nova direção colegiada da FUP para o período 2014/2017.

O XVI Confup acontece em um momento decisivo para as lutas da classe trabalhadora brasileira, já que a a atual disputa eleitoral colocará em xeque projetos políticos antagônicos que definirão os rumos do país. Os petroleiros sempre se posicionaram em defesa do projeto popular democrático iniciado pelo presidente Lula e que vem tendo continuidade no governo Dilma. Esse é um dos debates que nortearão o Congresso Nacional da FUP, cujas atividades terão cobertura online e poderão ser acompanhadas nas nossas redes sociais e portal da Federação.

Por dentro do CONFUP

O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros das bases da FUP. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente a sua pauta de reivindicações e calendários de luta.Os trabalhadores aprovam a tese guia que conduzirá os debates em grupo e na plenária geral. Nos grupos de trabalho, os petroleiros debatem temas relacionados a sindicalismo (campanha reivindicatória do Sistema Petrobrás e organização sindical); previdência e benefícios; saúde segurança e meio ambiente (que também engloba condições de trabalho e efetivos); e setor petróleo (legislação, primeirização/terceirização e campanhas dos trabalhadores do setor privado). A plenária final delibera sobre as propostas e monções encaminhadas pelos grupos de trabalho e planos de luta. O XVI Confup elegerá também a nova diretoria colegiada da FUP para o próximo triênio – 2014/2017. A eleição ocorrerá no domingo (17/08), último dia do Congresso.

Democracia fupista

A democracia é um dos pilares da organização nacional dos petroleiros das bases sindicais da FUP e oposições reconhecidas. Os delegados são eleitos em assembléias ou plenárias regionais para representar os trabalhadores de seus estados no Confup, onde se posicionam sobre todos os debates e elegem os diretores que conduzirão as lutas da categoria através da FUP.