X CONFUP

Introdução X CONFUP

Realizado entre os dias 17 e 20 de junho de 2004, em Fortaleza, o X CONFUP comemorou os dez anos de lutas e conquistas da Federação Única dos Petroleiros. O Congresso convocou os petroleiros a fortalecer cada vez mais a organização nacional da categoria. Participaram do evento 343 delegados que aprovaram mudanças no estatuto da FUP, elegeram a nova direção colegiada para o biênio 2004-2006 e deliberaram sobre várias questões da categoria, entre elas a luta contra os leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás. 

Antônio Carrara foi reeleito para a Coordenação da Federação, através de uma composição política formada pela Articulação, CSC, CSD, FI e EDP, que obteve 65,7% dos votos. Entre as principais alterações estatutárias, foi aprovada por unanimidade a ampliação da direção colegiada da FUP de 13 para 15 membros, transformando em diretores os dois aposentados que até então só tinham direito a voz e não a voto na executiva da Federação. Também por unanimidade foi criada a Secretaria de Relações Internacionais e Setor Privado.

Relatório X CONFUP

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi criada em 1994, fruto da evolução histórica do movimento sindical petroleiro no Brasil, desde a criação da Petrobrás, em 1953. É uma entidade autônoma, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos e com forte inserção em suas bases.

Instagram