Home
Voto do Conselheiro eleito Paulo Teixeira Brandão na reunião do Conselho Deliberativo da Petros, em 25/09/2007.
Conselho Deliberativo aprova mudanças no regulamento do Plano Petros
Mudanças no Regulamento do Plano Petros: Voto de Paulo César Martin no Conselho Deliberativo da Petros

Ata da reunião do Conselho Deliberativo que aprovou as mudanças regulamentares no Plano Petro

  Conheça o Acordo
Saiba o que é a repactuação
Perguntas e Respostas
Dirigentes da FUP assinam termo de repactuação
Apresentações divulgadas nas palestras da FUP
Jornal Especial Petros
  Edição 2007
    Edição 2006
Outros boletins
TV - FUP
 

A Petrobrás e a Petros divulgaram no dia 16 de março a apuração final de todo o processo de repactuação do Plano Petros. Tanto a ativa, quanto os aposentados e pensionistas concordaram de forma contundente com as mudanças propostas. Ao todo, 58.317 participantes e assistidos repactuaram, ou seja, 72,78% dos petroleiros inscritos no Plano Petros.  Este alto índice de repactuações (mais de dois terços dos participantes) expressa com todos os números o reconhecimento das conquistas deste acordo, que foi fruto de um longo processo de negociação conduzido pela FUP e seus sindicatos.

Participantes da ativa, aposentados e pensionistas disseram SIM à repactuação de forma democrática e consciente, respaldando de forma inquestionável o Acordo de Obrigações Recíprocas assinado pela FUP e seus sindicatos com a Petros e a Petrobrás.

É o maior acordo da história do movimento sindical e também do Sistema de Previdência Complementar brasileiro. Ele garante que a Petrobrás aporte no Plano Petros mais de R$ 6 bilhões, além do compromisso da companhia em atender reivindicações históricas, como a correção do cálculo das pensões, a contribuição paritária, a redução do limite de idade para o grupo 78/79 e, principalmente, a gestão da Petros, que possibilitará aos participantes e assistidos ocuparem metade das vagas na direção da Fundação, além da paridade nos conselhos gestores dos Planos Petros e Petros 2,  também conquistas deste acordo.

A FUP agora acompanhará passo-a-passo o processo de implementação do Acordo e, paralelamente, realizará  reuniões com os trabalhadores, aposentados e pensionistas para informar sobre o andamento do processo e esclarecer as dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão no Plano Petros.

Repactuação no Sistema Petrobrás

Participantes da ativa - 26.882 repactuações (82,97%)
Aposentados - 23.450 repactuações (65,03%)
Pensionistas - 7.892 repactuações (68,41%)
Petroleiros sob Auxílio Doença - 93 repactuações (70,45%)

Repactuação na Petros

Ativa - 263 repactuações (98,87%)
Aposentados e pensionistas - 184 repactuações (82%)